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Sua conta de energia veio alta?

03/06/2020 04:56

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Prevcom

Como medida para reduzir o número de funcionários nas ruas durante a pandemia da covid-19, a Enel – distribuidora que atua em São Paulo – desde o começo de abril, passou a oferecer o serviço de autoleitura do medidor de energia para os clientes residenciais e pequenos comércios. O serviço, autorizado pela agência reguladora, permite que o próprio consumidor informe à distribuidora o consumo de energia exibido no seu medidor por meio de uma foto. Para aqueles que não aderirem, a cobrança é feita pela média dos últimos meses.

Para conferir como foi feita a leitura é preciso verificar na conta: no campo dados de medição é possível verificar se o faturamento foi feito ou não pela média. Apesar de a Enel afirmar que em caso de cobrança a mais deduzirá o valor nas próximas contas, o consumidor que discordar ou não reconhecer a cobrança, pode registrar reclamação no ProconSP.

Em razão de algumas reclamações sobre contas elevadas, o Procon e Enel estão em tratativas pela volta dos funcionários que fazem a leitura do consumo de energia nas residências.

Como reclamar e obter orientações
O ProconSP disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br) e aplicativo – disponível para Android e iOS.

Veja algumas dicas para reduzir o consumo:

  • deixe as janelas abertas e aproveite ao máximo a temperatura e a luz natural ao longo do dia;
  • regule o tempo do banho e o uso do ferro de passar;
  • dê preferência aos produtos in natura para facilitar o cozimento;
  • para que tem criança, estimule o uso de brincadeiras que não demandem uso de energia.

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